Oportunidade
Evento aborda a mediação no âmbito extrajudicial
Palestrante será o professor de Direito Mauro Gaglietti, que lança nesta sexta dois livros na Bibliotheca Pública Pelotense
Jô Folha -
A Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) recebe nesta sexta-feira (10), às 19h, uma palestra sobre mediação de conflitos no âmbito extrajudicial. O convidado será o palestrante e professor de Direito, Mauro Gaglietti, que além de falar sobre o tema, lançará dois livros: "Mediação: A Quintessência da Redução do Dano Existencial" e "Covid-19: O Avesso do Desavesso".
Visando discutir e aprofundar as discussões sobre a mediação no âmbito judicial, a organizadora do evento, Margarete Garcia, conta um pouco sobre como será a programação. "O objetivo da palestra é que a mediação esteja cada dia mais conhecida e que as pessoas do ambiente jurídico, como advogados, alunos de Direito, entre outros, entendam a importância dela", pontua. O evento que acontece na noite desta sexta contará com a palestra, com um coquetel e ainda a sessão de autógrafos. Integrantes do gabinete da prefeitura, advogados e integrantes do Judiciário de Pelotas garantiram presença.
Professor universitário e mediador, Mauro Gaglietti, possui doutorado em História pela PUC-RS, mestrado em Ciência Política pela UFRGS, graduação em Licenciatura Plena em História pela UFSM e ainda especialização em História do Brasil, também pela Universidade Federal de Santa Maria. "É um imenso prazer estar em uma cidade que é referência em relação a mediação. Em Pelotas temos um grande exemplo, que o Marcelo Malizia Cabral. É maravilhoso poder ver de perto esse trabalho, que é visto como referência por todos nós", diz o Gaglietti.
Tendo a mediação como foco principal da conversa, o professor conta sobre em que consiste o processo no âmbito extrajudicial, que tem como base a escuta empática. "A mediação oferece uma possibilidade à população na qual os seus problemas possam ser resolvidos não por sentença judicial, mas por diálogo com as pessoas envolvidas. É um tipo muito utilizado no mundo desde os anos 70. O Brasil tem legislação recente de 2015, mas já temos 45 cidades que estão oferecendo este serviço no Judiciário", conta.
Sobre os livros
Em sua carreira, o professor Mauro, já lançou diversos livros e agora está lançando mais dois. Na obra que aborda a mediação, ele traz experiências de sua carreira acadêmica em relação ao tema. "Esse livro é um manifesto a frente desse trabalho, no qual preparei alunos, psicólogos e advogados para que possam ter acesso a uma comunicação não violenta, tendo a empatia como nossa principal ferramenta de trabalho", relata.
Os livros poderão ser adquiridos na palestra e posteriormente nas livrarias Vanguarda, ou através do site da editora Lumen Juris.
Serviço
O que: Palestra sobre mediação de conflitos no âmbito extrajudicial
Onde: Bibliotheca Pública Pelotense
Quando: Nesta sexta, às 19h
A entrada do evento é gratuita
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário